Arquitetura

Art Déco

Art Déco

O movimento internacional Art Déco surgiu na Europa no século XX e influenciou as artes decorativas, a arquitetura, as artes visuais, a moda, a pintura e até  o cinema. O Art Déco chegou em Nova Lima na década de 30 e hoje há um grande corredor formado por construções influenciadas pelo estilo no trecho: Bicame, Domingos Rodrigues,  Santa Cruz, Bias Fortes e Melo Viana. Os dois maiores exemplos são o prédio do Teatro Municipal e o Colégio Santa Maria - antigo Liceu.

Arquitetura neoclássica

Arquitetura neoclássica

É um estilo arquitetônico que foi predominante na Europa no fim do século XVIII. Ele resgatou características da arquitetura greco-romana como as colunas, frontões, arcos romanos e balaústres. A representação desta arquitetura está principalmente na Biblioteca Pública Municipal.

Arquitetura Inglesa

Arquitetura Inglesa

A arquitetura Inglesa ainda se encontra no município em casas no bairro das Quintas. Para ambientar seus trabalhadores vindos da Inglaterra e que fixaram residência na cidade, foram construídos bairros e casas no estilo inglês, de madeira e imensas varandas cercadas de treliças, jardins extensos com cercas vivas em lugar de muros. Hoje ainda se encontram casas no estilo no bairro das Quintas, no Rego dos Amores, Rua Chalmers, Avenida Rio Branco e José Ribeiro da Fonseca.

Arquitetura moderna

Arquitetura moderna

Arquitetura moderna é uma designação genérica para o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX, inserida no contexto artístico e cultural do Modernismo. O Bairro Vila da Serra é o principal encontro deste estilo.

Copyrights © 2020. Todos os direitos reservados para o Órgão Municipal de Turismo