Villa Nova

O Villa Nova Atlético Clube, ou, para os mais íntimos, Villa, é um time de futebol tradicional em Nova Lima. O clube foi fundado em 28 de junho de 1908 por ingleses que vieram explorar a Mina de Morro Velho junto de alguns brasileiros. 
O Villa é o segundo clube mais antigo de Minas Gerais em exercício, porém foi o primeiro a atuar, derrotando o “Combinado da Lagoinha” por 2 X 1, no mesmo dia em que foi fundado. É conhecido, popularmente, como O Leão do Bonfim, apelido que faz referência ao mascote e ao bairro do Bonfim, onde está sediado o clube. Seu estádio é o Estádio Municipal Castor Cifuentes, também conhecido como Alçapão do Bonfim. 
O Villa possui uma “charanga” que o acompanha em todos os jogos e faz a alegria dos torcedores. Foi a segunda charanga criada no Brasil, a primeira foi a do Flamengo. Entre outros destaques, o Villa lançou o zagueiro Luisinho no início da década de 1980, jogador escalado para a Copa do Mundo de 1982 e também Zezé Procópio e Perácio, em 1938.
Dentre as principais conquistas importantes do Villa Nova, destacam-se 1 Campeonato Brasileiro da Série B, 5 Campeonatos Mineiros, 2 Taças Minas Gerais e 4 Campeonatos Mineiros do Interior. Sendo o primeiro tetracampeão mineiro (1932 / 1933 / 1934 / 1935) e vice campeão em 1937 / 1945 / 1947 / 1953 / 1997.

Curiosidades 
O Villa Nova entrou para história do futebol brasileiro em 1971, ano em que conquistou o primeiro campeonato nacional da segunda divisão. Apesar de ser equivalente à Série B atual, o torneio se chamava Campeonato Nacional da Primeira Divisão.
A equipe mineira bateu, na decisão, o Remo-PA em uma “melhor de três”. Na primeira partida, o alvirrubro perdeu por 1 a 0, na segunda, venceu por 3 a 0 e no jogo de desempate bateu a equipe paraense por 2 a 1.
O Villa Nova fez história novamente no ano de 1997, na decisão do Campeonato Mineiro. Apesar de ter perdido para o Cruzeiro por 1 a 0 e terminado com o vice-campeonato, o time marcou presença no jogo com maior público da história do Estádio Mineirão: 132.834 pessoas assistiram aquela partida memorável
Hino do Villa Nova

Aquele clube que existe em Nova Lima,
Amado por todos e por mim.
Villa Nova, Villa Nova,
Tú és o Leão do Bonfim.
Villa Nova tantas vezes campeão,
Tú vives dentro do meu coração.
Tua raça que te faz tão grande assim,
Villa Nova, Leão do Bonfim.
Villa Nova da Terra do Ouro,
Tú és de Nova Lima um tesouro.
Não existe outro time para mim,
Eu adoro este Leão do Bonfim.


Copyrights © 2020. Todos os direitos reservados para o Órgão Municipal de Turismo