História

Apresentação Geral

Apresentação Geral

Nova Lima reúne em seus mais de 300 anos a maturidade de uma cidade que soube se reinventar preservando história, natureza e costumes. Percorrer as ruas da cidade é viajar por um roteiro que começa na época da extração do ouro, passa pela Arquitetura  Art Déco e vai até o topo de arranha-céus recém-construídos na região do Vila da Serra. As riquezas naturais da cidade, que a tornaram cobiçad... Leia mais

Conheça nossa história

Conheça nossa história

Próximo ao ano de 1700, a bandeira de Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, bandeirante do grupo de Borba Gato, alcançou a região que ficou conhecida como Campos de Congonhas. Não tardou e estes bandeirantes descobriram ouro nos leitos dos rios (ouro de aluvião) que banhavam o local. Isso, aliado a uma abundante quantidade de água existente no local, propiciou e estimulou a permanência dos aventureiros na região. O conde de Assumar, em carta... Leia mais

Villa Nova

Villa Nova

O Villa Nova Atlético Clube, ou, para os mais íntimos, Villa, é um time de futebol tradicional em Nova Lima. O clube foi fundado em 28 de junho de 1908 por ingleses que vieram explorar a Mina de Morro Velho junto de alguns brasileiros.  O Villa é o segundo clube mais antigo de Minas Gerais em exercício, porém foi o primeiro a atuar, derrotando o “Combinado da Lagoinha” por 2 X 1, no mesmo dia em que foi fundado. É conhecido, popu... Leia mais

Símbolos

Símbolos



Datas Comemorativas

Datas Comemorativas


05/02 - Aniversário de Nova Lima 
23/04 - Saint George's day
15/08 - Dia da Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Cidade. 

Saint George's Day

Saint George's Day

O mês de abril é significativo para a história de Nova Lima. É nele que se comemora o dia da imigração e a festa de Saint George’s Day. A cultura, a arte, a arquitetura e os costumes da cidade têm forte influência de migrantes europeus, sobretudo dos ingleses que vieram trabalhar na empresa de mineração inglesa Saint John Del Rey Mining Company instalada em Nova Lima em 1830. Por isso, o dia 23/04 foi escolhido para a festa de  Saint George’s Day, data que relembra o santo padroeiro da inglaterra - São Jorge e faz alusão ao ilustre inglês que deixou grande legado para a cidade - George Chalmers. 

No final de semana mais próximo ao dia 23 de abril, realiza-se a Feira do Imigrante. É uma feira gastronômica onde reúnem-se descendentes dos imigrantes e nos proporcionam as delicias da cozinha dos países de origens de seus antepassados.

Nova Lima do Ouro, do Verde e do Malte

Nova Lima do Ouro, do Verde e do Malte - Nossa história, natureza e gastronomia

NOVA LIMA DO OURO 

A caça ao sonho dourado do século XVIII colocou Nova Lima no trilho da história da mineração. A história da cidade se inicia com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme em busca do abundante ouro nos ribeirões dos Cristais e do Cardoso. Por aqui se instalaram portugueses, negros escravos, desbravadores e pequenas famílias que começaram o povoado.
A cidade teve várias denominações, desde de povoado a vila até sua emancipação::  Campos de Congonhas, Congonha das Minas de Ouro, Congonhas de Sabará. Em 1893 o povoado de Congonhas de Sabará tornou-se Villa Nova de Lima, em homenagem ao historiador, poeta e político Augusto de Lima e em 1923, a cidade finalmente recebeu o nome de Nova Lima. No dia 5 de fevereiro, a cidade comemora sua emancipação político-administrativa e há mais de 300 anos conta a história das riquezas minerais do estado de Minas Gerais.
Com raízes cravadas nas montanhas de Minas e na extração mineral, Nova Lima viveu por muitos anos da produção do ouro. A Mina de Morro Velho começou a ser explorada por volta de 1725 pela família Freitas quando em 1830, o Padre Antônio de Freitas, sem tecnologia para explorá-la, vendeu-a para o ex-superintendente da Mina de Congo Soco e em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, que a dirigiu até 1958. 
Na busca de mão de obra qualificada, muitos imigrantes aportaram em Nova Lima e por aqui construíram suas vidas, consequentemente, ajudaram a construir a identidade multicultural do município: ingleses, portugueses, italianos, espanhóis, sírio-libaneses, africanos e chineses. Estes últimos foram embora sem deixar muitos vestígios.
Para melhorar as condições de vida e de trabalho de seus empregados, a empresa contribuiu em vários segmentos de infraestrutura urbana da cidade e ainda hoje Nova Lima ainda possui forte presença da cultura britânica. 
Outra riqueza do município é o minério de ferro. A exploração em larga escala começa em 1958, pela Minerações Brasileira Reunidas - MBR (hoje VALE). Atualmente a Vale administra grande parte das jazidas de ferro do município, tendo também outras mineradoras atuantes.
De lá pra cá, a cidade se transformou, se tornando destaque no cenário mineiro e nacional. Com mais de 90 mil habitantes, e muito próxima da capital mineira, Nova Lima é cenário de roteiros turísticos, gastronômicos, cervejeiros, esportivos e culturais.
 
 
NOVA LIMA DO VERDE - RIQUEZAS NATURAIS
 
Cravada em meio às montanhas, tendo como limite a capital mineira, Nova Lima ainda se beneficia do ar puro da natureza e belas paisagens naturais. Em seus 429,004 km² em extensão, encontram-se vales, montanhas, nascentes, diversidade de flora e fauna com predominância de Mata Atlântica e Cerrado e uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
Na mistura de sua diversidade natural e histórica, a cidade se esbalda nas potencialidades para o ecoturismo e esportes de aventura, sob olhares atentos dos atletas amantes da natureza.
A cidade oferece aproximadamente 300 km de trilhas tombadas, cinco monumentos naturais, quatro centros de educação ambiental e ainda parques ecológicos como Serra do Rola Moça, Serra do Gandarela e Rego dos Carrapatos. Um prato cheio para trilheiros, ciclistas, jipeiros, traieiros e caminhantes.
A natureza é destaque em meio às construções urbanas, transformando em cenário de paraísos ecológicos, como a Mata do Jambreiro - reserva particular do patrimônio natural (RPPN) que engloba os biomas cerrado e mata atlântica. Com uma área de 912 hectares (equivalente a mil campos de futebol), é uma das mais importantes reservas ambientais da grande Belo horizonte. 
Já o Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos com 5,5 Km de extensão, conta com uma exuberante paisagem que une flora, fauna e cerca de 4km de trilhas preservadas, um local de lazer e de atividades físicas para os nova-limenses.
Para quem gosta de curtir a natureza e praticar esporte, Nova Lima é o seu lugar. As montanhas, trilhas e cachoeiras da cidade são um verdadeiro paraíso para os praticantes de mountain bike, trekking e corrida de aventura.
NOVA LIMA DO MALTE – GASTRONOMIA
 
Nova Lima vem se destacando pela vasta produção de cervejas artesanais e crescente instalação de fábricas de cervejas especiais no município.
Essa produção vem de longas datas, quando aqui se instalou o italiano Fioravante Eugênio Armani e a cervejaria Gabels, a primeira cerveja puro malte mineira, para atender os inglês que vinham se aventurar em busca do ouro da cidade.
O ouro se foi, mas a cor dourada agora se apresenta nos vários tons líquidos das misturas de água, lúpulo, malte e pitadas de criatividade nas receitas das cervejas artesanais do município.
São diversas cervejarias artesanais com variados estilos, que contam nossa história e harmonizam com nossa gastronomia.
Nesta vasta área da gastronomia, a cidade se tornou em campo fértil para quem gosta de degustar uma boa cerveja e saborear uma boa comida, atraindo mercados gastronômicos, restaurantes de alta gastronomia e bares de todos os estilos e bolsos. 
Esse diferencial, ganha reforço quando falamos da gastronomia típica. Nova lima desfruta de quitandas, como a queca e lamparina, culinária de influência da imigração. É difícil vir a cidade e não experimentar os tradicionais quitutes que deixam água na boca de qualquer cidadão.

Legado da Imigração

Legado da Imigração

LEGADO DA IMIGRAÇÃO Os imigrantes que passaram por Nova Lima, principalmente os ingleses que estiveram na cidade em maior número, deixaram vários costumes e influências na gastronomia, arquitetura, cultura e lazer.  São casas em estilo colonial inglês construídas para abrigar os superintendentes e diretores da empresa Saint John Mining Company, os famosos bonserás: casas geminadas construídas para os trabalhadores das min... Leia mais

Fotos Antigas de Nova Lima

Fotos Antigas de Nova Lima

Copyrights © 2020. Todos os direitos reservados para o Órgão Municipal de Turismo