Culinária Típica

Recentemente Nova Lima vem se destacando pela vasta produção de cervejas artesanais e pela crescente instalação de fábricas de cervejas especiais no município. Apesar do crescimento atual, a história da cidade com a cerveja é antiga.  Na época em que os ingleses se instalaram na cidade para trabalhar na mineração, o italiano Fioravante Eugênio Armani trouxe a cervejaria Gabels, a primeira cerveja puro malte mineira, que matava a sede dos imigrantes trabalhadores que suavam a camisa em busca do ouro. 


O ouro se foi, mas a cor dourada permanece na história recente da cidade, agora se apresentando nos vários tons líquidos das misturas de água, lúpulo, malte e pitadas de criatividade nas receitas das cervejas artesanais do município. São diversas cervejarias artesanais com variados estilos, que contam a história da cidade e se harmonizam com a gastronomia.
Além da cerveja, a gastronomia nova-limense possui iguarias como a queca e a lamparina, culinária de influência da imigração inglesa. É difícil visitar a cidade e não experimentar os tradicionais quitutes.

A Lamparina

A Lamparina

Massa folhada e muito coco são ingredientes do doce nova-limense, que foi registrado em 2016 como patrimônio imaterial da cidade.
A tradição remonta ao ano de 1881, quando o então imperador Dom Pedro II visitou a cidade e foi surpreendido com uma adaptação do pastel de Belém (de origem portuguesa). 
O doce tem esse nome, porque após servir o jantar em uma pousada, os hóspedes ficavam conversando na varanda, e, quando iam para o quarto, a dona da pousada servia um desses doces e colocava um pavio embebido em azeite e água que era acendido com fogo para iluminar o caminho até o quarto. Quando chegava no quarto, a pessoa apagava a “lamparina” e se deliciava com o doce.

Onde Encontrar

A Queca

A Queca

A famosa “queca” tem seu nome derivado de “christmas cake”, o bolo de natal inglês. Com frutas cristalizadas, nozes, castanhas, passas, cerejas, ameixas, o bolo acompanhou a vinda dos britânicos para a antiga Congonhas do Sabará - atual Nova Lima. 
As nova-limenses iam trabalhar como domésticas ou cozinheiras nas casas inglesas, onde tinham o costume de preparar o bolo para o natal.
Elas ajudavam as patroas e aprendiam com elas a receita que faziam também em suas casas.
Isso se tornou uma tradição na cidade e cada família nova-limese presenteia os amigos nas festas natalinas, cada família com sua receita particular.
Hoje você pode achar a “queca” mesmo fora da época do natal.
Onde Encontrar

Cerveja Artesanal

Cerveja Artesanal

Recentemente, a cidade vem se destacando pela vasta produção de cervejas artesanais e pela crescente instalação de fábricas de cervejas especiais no território do município. 
São cervejas produzidas quase que de "forma caseira".  
São cervejas artesanais criadas para atender a um público crescente e sedento por novidades. Mais leves e refrescantes ou com uma dose a mais de amargor; puro malte ou com uso de trigo e centeio na receita. Sem falar naquelas que abusam de ingredientes como frutas, chocolate e outros.
Em meio a  tantas opções, o mais difícil é escolher aquilo que você vai beber. 
Atualmente, Nova Lima é o segundo maior polo da cerveja artesanal do Brasil (o primeiro é Porto Alegre) e o primeiro em Minas Gerais com 20 cervejarias registradas.
Conheça os Produtores

Copyrights © 2020. Todos os direitos reservados para o Órgão Municipal de Turismo