O prédio, em estilo colonial, foi construído pela mineradora na então Praça do Comércio (atual Praça Coronel Aristides), para abrigar trabalhadores livres ainda na metade do século XIX. Depois, o Sr. Alexander transformou o local em um empório, sendo a única opção de compras da localidade. Vendia-se de tudo: arroz, feijão, ingredientes para a queca, tecidos finos e rústicos, joias, ferradura para cavalo, dentre outros itens. 
A Casa vendia no sistema de caderneta para os funcionários da mineradora, tendo o valor devido descontado no  pagamento.
O empório perdeu forças na década de 1960, quando os mineiros passaram a organizar grupos de compras, indo diretamente ao Ceasa para comprar com preços mais acessíveis. Assim, a Casa Aristides perdeu os fregueses e foi obrigada a fechar as portas.
Atualmente, o prédio abriga a Escola Casa Aristides - escola de Artes e Ofícios que forma profissionais em várias áreas como machetaria, cerâmica, desenho, fotografia e tantas outras, gerando trabalho e renda para os participantes, além de movimentar a galeria de arte com trabalhos de alunos e outros artistas. 

Localização

Pc Coronel Aristides , 17, Centro - Nova Lima - MG