O prédio do Teatro Municipal foi inaugurado em  1943 em estilo Art déco. Projetado pelo arquiteto italiano Rafaello Berti. 
O final da década de 1930 e os primeiros anos da década de 1940 foi uma época marcante para as salas de espetáculos no Brasil, pois foi nesse período que foram fundados os maiores e mais luxuosos cine-teatros do país. O cine-teatro de Nova Lima foi apontado, na ocasião, como uma das melhores casas de espetáculos do país, devido às suas dependências amplas e a seu equipamento técnico sofisticado.
O espaço foi muito utilizado até a década de 1960, quando estava em voga no Brasil teatros e shows musicais. Pelo palco do teatro passaram artistas como Elza Soares e Cawbi Peixoto. Atualmente, recebe peças em quase todos os finais de semana e também uma agenda infantil muito movimentada. O teatro comporta 695 pessoas confortavelmente sentadas.
O Teatro Municipal de Nova Lima é considerado hoje como o terceiro maior teatro de Minas Gerais, ficando atrás do Palácio das Artes e do Teatro de Juiz de Fora.

Localização

R. João de Deus , 343-441, Sede - Nova Lima - MG