Outros

- Área de Proteção Ambiental - APA Sul


Na APA SUL RMBH estão presentes duas grandes bacias hidrográficas, a do Rio São Francisco e a do Rio Doce, que respondem pelo abastecimento de aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população da região metropolitana.

Nesta área, ocorrem as matas úmidas de fundos de vales e as matas de altitude e grandes formações rochosas. Estas características determinam inestimável valor em termos de biodiversidade.

Localização: Macro-região Metropolitana de Belo Horizonte

Extensão: 163.000 hectares

Altitude: varia entre 750m a 2000m

Bioma: Mata Atlântica 

Atrativos turísticos: trilhas, mirantes, cachoeiras, cascatas, poços, observação de aves e contemplação da natureza;


Estação Ecológica - EE Fechos


A Estação Ecológica de Fechos  compreende uma área de 554 hectares de   floresta estacional semidecidual. A EEF abriga várias nascentes formadoras do córrego Tamanduá, assim como o córrego dos Fechos, que alimentam o ribeirão Macacos, que, por sua vez, contribui para o rio das Velhas. 

Por conta da alta qualidade das águas, os mananciais são classificadas como de Classe Especial pelo IGAM - Instituto Mineiro de Preservação das Águas.

Localização: entre os bairros Jardim Canadá e Vale do Sol

Extensão: 602,95 hectares

Altitude: varia entre 1000m e 1400m;

Bioma: Mata Atlântica/Cerrado;


- Área de Proteção Especial - APE Mutuca


 A APE Mutuca possui  1250 hectares, com vegetação de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Nela há um córrego com uma barragem para captação de água, compondo, com as reservas do Cercadinho e de Fechos, o Sistema de Abastecimento Morro Redondo, que fornece água para parte de Nova Lima e sul de Belo Horizonte.

Localização: próximo a região do Morro do Chapéu, Nova Lima/MG.

Extensão: 1250 hectares

Altitude: varia entre 1150m e 1350m 

Bioma: Mata Atlântica/Cerrado


Esportes Náuticos


Estrada Real – 


Caminho CRER

Com cerca de 800 quilômetros, o Caminho Religioso da Estrada Real - CRER  é a maior rota de turismo religioso do Brasil,  abrangendo 38 cidades. O marco zero é o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. E o destino final é o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A rota percorre 32 municípios mineiros, uma dessas cidades é Nova Lima. 

Percorrendo o trecho do  CRER em Nova Lima é possível apreciar histórias como a dos  bandeirantes em busca de uma vida melhor, contemplar a natureza e aprender com os ensinamentos religiosos que marcam a criação da rota. 


Copyrights © 2020. Todos os direitos reservados para o Órgão Municipal de Turismo