- Área de Proteção Ambiental - APA Sul
Na APA SUL RMBH estão presentes duas grandes bacias hidrográficas, a do Rio São Francisco e a do Rio Doce, que respondem pelo abastecimento de aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população da região metropolitana.
Nesta área, ocorrem as matas úmidas de fundos de vales e as matas de altitude e grandes formações rochosas. Estas características determinam inestimável valor em termos de biodiversidade.
Localização: Macro-região Metropolitana de Belo Horizonte
Extensão: 163.000 hectares
Altitude: varia entre 750m a 2000m
Bioma: Mata Atlântica
Atrativos turísticos: trilhas, mirantes, cachoeiras, cascatas, poços, observação de aves e contemplação da natureza;
Estação Ecológica - EE Fechos
A Estação Ecológica de Fechos compreende uma área de 554 hectares de floresta estacional semidecidual. A EEF abriga várias nascentes formadoras do córrego Tamanduá, assim como o córrego dos Fechos, que alimentam o ribeirão Macacos, que, por sua vez, contribui para o rio das Velhas.
Por conta da alta qualidade das águas, os mananciais são classificadas como de Classe Especial pelo IGAM - Instituto Mineiro de Preservação das Águas.
Localização: entre os bairros Jardim Canadá e Vale do Sol
Extensão: 602,95 hectares
Altitude: varia entre 1000m e 1400m;
Bioma: Mata Atlântica/Cerrado;
- Área de Proteção Especial - APE Mutuca
A APE Mutuca possui 1250 hectares, com vegetação de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Nela há um córrego com uma barragem para captação de água, compondo, com as reservas do Cercadinho e de Fechos, o Sistema de Abastecimento Morro Redondo, que fornece água para parte de Nova Lima e sul de Belo Horizonte.
Localização: próximo a região do Morro do Chapéu, Nova Lima/MG.
Extensão: 1250 hectares
Altitude: varia entre 1150m e 1350m
Bioma: Mata Atlântica/Cerrado
Esportes Náuticos
Estrada Real –
Caminho CRER
Com cerca de 800 quilômetros, o Caminho Religioso da Estrada Real - CRER é a maior rota de turismo religioso do Brasil, abrangendo 38 cidades. O marco zero é o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. E o destino final é o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A rota percorre 32 municípios mineiros, uma dessas cidades é Nova Lima.
Percorrendo o trecho do CRER em Nova Lima é possível apreciar histórias como a dos bandeirantes em busca de uma vida melhor, contemplar a natureza e aprender com os ensinamentos religiosos que marcam a criação da rota.