Parques

PARQUE ESTADUAL SERRA DO ROLA-MOÇA


O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. É  o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital e cidades vizinhas. Além disso, há os campos ferruginosos que dão vida a uma  bela e rara vegetação , proporcionando a existência de espécies endêmicas.  

A área da Unidade de Conservação abrange os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho. Os 4 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, o lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o  veado campeiro.


PARQUE NACIONAL SERRA DO GANDARELA (PARNA)


O Parque Nacional da Serra do Gandarela (PARNA) apresenta exuberantes serras, rios e cachoeiras. A vegetação é composta por  um dos mais contínuos fragmentos de Mata Atlântica de Minas Gerais em transição com formações de cerrado.

Os amantes da natureza podem seguir trilhas que conduzem a lindas cachoeiras, além de observar os pássaros e contemplar a paisagem.  

O PARNA é importante fonte de recursos hídricos, formando grandes aquíferos e contribuindo para o abastecimento de água para várias cidades, inclusive Belo Horizonte. 


O PARNA foi criado em 13 de outubro de 2014 e é uma importante área de conservação ambiental no coração do Quadrilátero Ferrífero e na porção sul da Cadeia do Espinhaço. 



Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)  Mata do Jambreiro


Criada em 1998, a RPPN  Mata do Jambreiro é uma das dez primeiras Unidades de Conservação de Minas Gerais e tem área equivalente a mil campos de futebol, com 912 hectares preservados. 

Situada entre dois importantes biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado, é considerada um hotspot - área prioritária para a conservação mundial, com elevada diversidade de espécies, algumas endêmicas e com alto grau de risco de extinção.


Telefone: (31) 99663 5264;

Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 2140, Cabeceiras – Nova Lima/MG;



PARQUE NATURAL MUNICIPAL REGO DOS CARRAPATOS


O Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos fica na região central de Nova Lima. É um refúgio da natureza em meio à área urbanizada com cerca de 10 km de trilha integrados com outras áreas da cidade. 

No Parque, há espaço para ginástica e uma banqueta - estrutura usada para condução de água na época do ouro que são tradicionais por toda Nova Lima -  proporcionando aos amantes de caminhada e da natureza um percurso diferenciado. Além disso, no local  são oferecidos diversos serviços prestados pela Prefeitura como palestras, caminhadas guiadas e educação ambiental.

Copyrights © 2020. Todos os direitos reservados para o Órgão Municipal de Turismo