Circuito Religioso

O estado de Minas Gerais é conhecido pelas riquezas culturais e históricas que se relacionam com a fé do povo. As igrejas são marcas no coração dessas terras e, em Nova Lima, não é diferente. No município, há inúmeros templos religiosos que contam com uma grande riqueza cultural com destaque à arte agregada e/ou à  arquitetura

Essas igrejas formam o Circuito Religioso, elas integram um rico acervo tombado ou inventariado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Nova Lima, com grande significado para a história da arte e da arquitetura dos séculos XVIII e XIX. São locais que abrigam grandes tesouros históricos. 

Conheça e vivencie este roteiro único, repleto de história, arte, cultura e fé. 


Conheça as igrejas que compõem o Circuito Religioso: 


Igreja Nossa Senhora do Pilar

Conhecida por abrigar obras do mestre Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho, a matriz de Nossa Senhora do Pilar é um marco no centro da cidade de Nova Lima. O templo atual foi construído no final do século XIX, os retábulos, o púlpito e o altar talhados por Aleijadinho foram uma doação do inglês George Chalmers - diretor da Mina de Morro Velho. À época, George Chalmers havia comprado a fazenda Jaguará ( hoje região de Sabará), que  abrigava uma pequena capela desde o século XVIII e estava em processo de deterioração. Reconhecendo o valor artístico das peças da igreja ele decidiu doá-las.

O dia de Nossa Senhora do Pilar é celebrado em 15 de agosto, junto da festa de Assunção de Nossa Senhora - uma das mais importantes celebrações católicas.  

Endereço: Praça Bernardino de Lima, sem número - Centro 



Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

É a igreja católica mais antiga de Nova Lima. O altar era originalmente um oratório com a imagem do Senhor do Bonfim. Construída no início do século XVIII por escravos, a igreja é feita de paredes de pedra com uma espessura bem generosa. Na década de 1940, a igreja, que fica no bairro que leva o nome do padroeiro - Bonfim, passou por uma grande reforma, em 1950 recebeu o antigo altar da matriz do Pilar.   A igrejinha é tombada pelo município. 

A festa de Nosso Senhor do Bonfim é realizada no início de setembro. 

Endereço: R. Benedito Valadares,237 - Bonfim 



Santuário Bom Jesus do Matozinhos 

Localizado na região do bairro Honório Bicalho, o Santuário forma um agradável mirante entre as montanhas e o Rio das Velhas. A arquitetura externa segue o estilo barroco, já a parte interna é contemporânea.  Há duas versões sobre a construção da Capela no século XVIII: uma que teria sido construída pela família Fraga Coelho e outra pela família Jardim. Atualmente o espaço é cuidado pelas irmãs pequenas missionárias de Maria Imaculada. 


O jubileu do Bom Jesus  do Matozinhos acontece no mês de setembro. 

Endereço: Estrada Bom Jesus de Matozinhos, sem número - Honório Bicalho 


Igreja Nossa Senhora do Rosário

Erguida por escravos, a construção da igreja do Rosário durou mais de 100 anos, isso, porque os escravos trabalhavam 6 dias por semana nas minas e, no dia de folga, se dedicavam à construção da igreja. Os paramentos litúrgicos, crucifixos e castiçais da igreja são feitos de madeira policromada, uma técnica típica da arte barroca.

Endereço: Rua do Rosário, sem número - Rosário 

Capela de São Sebastião 

Em meados do século XVIII, a capela de estilo barroco foi construída junto ao povoado que leva o nome do padroeiro - São Sebastião das Águas Claras. A primeira capela foi construída em um local mais afastado do centro do povoado, dando origem ao nome do bairro “Capela Velha”. No final do século XX, a igrejinha foi restaurada e as cores originais do altar foram recuperadas. 

A festa em homenagem a São sebastião é realizada em Janeiro.

Endereço: Rua São Sebastião, sem número - Macacos 

 


Igreja Santa Rita de Cássia 

A Igreja de Santa Rita foi construída pelos mineradores locais. Os primeiros registros que se tem da capela datam do ano 1867. Recentemente, o altar foi restaurado e recebeu uma bênção especial do bispo responsável e uma placa que determina a permanência do altar na igreja enquanto ela existir. 

Endereço: Av. Antônio de Paula Santos, 547 - Santa Rita 

 



Igreja Anglicana 

A influência dos ingleses que trabalharam na mineração em Nova Lima deixou como um dos legados a religião anglicana. A atual igreja foi construída em estilo normando e inaugurada em 1911. Até a década de 1960, os reverendos eram todos ingleses. Apesar das reformas feitas na igreja, as características originais estão mantidas. 

Endereço: Rua Doutor Cássio Magnani,505 - Centro 


Turismo

Praça Dr. Antonino Fonseca Júnior, 08

Centro - (31)3581-8423

email: semturnovalima@gmail.com



Copyrights © 2020. Todos os direitos reservados para o Órgão Municipal de Turismo